Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

UNHAS!


De uns tempos pra cá, comecei a perceber que minha unha vinha quebrando muito, mas não como qualquer uma. Ela simplesmente descamava. Conversando com as amigas sobre o que eu devia fazer sobre isso ouvi muitas dicas, algumas até absurdas. Por isso decidi pesquisar sobre as verdades e os mitos sobre nossas unhas ;)

Gelatina deixa as unhas fortes?
Não, nenhum estudo nunca conseguiu provar isso. Bom mesmo, segundo os dermatologistas, é completar a alimentação com leite e derivados, vegetais de folhas verde-escuras, cereais, pães e ovos, alimentos ricos em vitamina B-2. Uma alimentação equilibrada e bem colorida é meio caminho andado para ter unhas fortes.

Faz mal tirar a cutícula?
Sim. A falta de cutícula deixa a unha mais exposta à entrada de fungos e bactérias. É melhor só afastar o excesso de pele
 
Esmaltes escuros fortalecem as unhas?
Mentira. A qualidade do esmalte não está na cor e sim em substâncias que eles podem conter. Escolha um produto com formol ou timol, que deixa as unhas mais duras.

Óleo de cravo e casco de cavalo deixam as unhas mais fortes?
Esses produtos ajudam a fortalecer as unhas, sim, assim como bases fortalecedoras formuladas por dermatologistas, com carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino na composição. Mas se os resultados não aparecerem, não insista e investigue: pode ter alguma coisa errada no seu organismo.

Unhas bem cortadas vão até o "sabugo"?
Mentira. Deve-se sempre deixar uma fina borda de unha livre (aquela faixa branca da extremidade) para evitar danos ao leito da unha. Nas unhas dos pés deve-se deixar sempre os cantos maiores, cortando-se a unha "quadrada" de modo a evitar o encravamento

Lixar as unhas ao invés de cortá-las faz com que fiquem mais fortes ou cresçam mais rápido?
Mentira. Cortar ou lixar não influi em nada o crescimento ou a resistência das unhas já que isso não interfere com a matriz da unha, que é a responsável pela sua formação.
 
@kinhadelduque

0 comentários:

Postar um comentário